sexta-feira, 18 de março de 2016

E toda a multidão que se ajuntara a este espetáculo, vendo o que havia acontecido, voltava batendo nos peitos. Lucas 23:48

Bater no peito com a mão, é um gesto de arrependimento e de
reconhecimento de que somos pecadores.
A razão deste gesto está em que, na nossa cultura, o coração é o centro de todos os nossos mais íntimos
sentimentos, bons e maus, como o amor, o ódio, a compaixão e vingança, e portanto, também o
arrependimento e o desejo de perdão.
A nossa palavra Contrição, significa literalmente, de harmonia como o latim. Contritus corde - Coração esmagado.
Portanto Bater no peito é o símbolo da necessidade do perdão de Deus.
Este gesto era familiar entre o povo do N. Testamento, como podemos observar na Parábola do fariseu e do publicano :
- O Publicano, mantendo-se à distância, nem sequer ousava levantar os olhos ao céu; mas batia no peito, dizendo : Ó
Deus tem piedade de mim, que sou pecador. (Lc. 18/13).
O mesmo aconteceu depois da crucifixão e morte de Jesus na Cruz:
- E toda a multidão que tinha assistido àquele espectáculo, vendo o que acontecera, regressava batendo no peito. (Lc.
23/48).

Observando esta parte da História de Jesus, meditando na Palavra e nos relatos deste acontecimento, eu entendo que o povo após a morte de Jesus na cruz, caiu em si do pecado que eles cometeram, e sentiram um mal estar na alma, uma dor que voltaram batendo no peito, que naquela época era um gesto de arrependimento do pecado cometido. Pilatos lavou as suas mãos após ter ouvido Jesus e ouvido a sua esposa a respeito de um sonho que ela teve sobre Jesus, ele lavou as mãos no sentido de não ser culpado da morte de um inocente, no caso de Jesus, e deixou que o povo decidisse, pois o povo insistia em crucificar Jesus, Pilatos foi prudente usou de prudência, alguns pecados são considerados por Deus, como pecados imperdoáveis, já outros pecados Deus perdoa, Pedro negou Jesus, este pecado de Pedro foi perdoado, mas o pecado de Judas, não foi perdoado, ele ficou com um peso enorme na consciência e uma dor na alma que foi provocado pelo peso da mão de Deus em não perdoar aquele pecado, e Judas não aquentou, não suportou a mão de Deus pesando sobre ele e o fim dele quem conhece a história sabe como foi, as pessoas nesta terra estão sujeitas ao pecado, claro que não devemos pecar, mas... Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. 1 João 2:1
Lendo as histórias de Jesus nós vamos aprendendo e meditando na Palavra e acabamos chegando a um entendimento sobre certas coisas... Por isto devemos ter uma boa consciência, e manter assim...
Conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé. 1 Timóteo 1:19
Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida. 1 Timóteo1:5
E, pondo Paulo os olhos no conselho, disse: Homens irmãos, até ao dia de hoje tenho andado diante de Deus com toda a boa consciência. Atos 23:1
Orai por nós, porque confiamos que temos boa consciência, como aqueles que em tudo querem portar-se honestamente.Hebreus 13:18
Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, o batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo; 1 Pedro 3:21


Nenhum comentário:

Postar um comentário