quinta-feira, 11 de abril de 2013

Egoísta


Egoísmo (ego + ísmo) é o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar, em detrimento (ou não) do ambiente e das demais pessoas com que se relaciona. Neste sentido, é o antônimo de altruísmo. Há ainda a ideia de Negoísmo, como estando além dos dois conceitos anteriores.


Um sujeito egoísta é aquele que acredita que o mundo, inclusive as pessoas ao seu redor, foram criadas para ele e somente para ele. Uma pessoa egoísta – e todos são em maior ou menor medida – sofrem porque as outras pessoas não correspondem à sua expectativa.

Eu não me considero uma pessoa egoísta, mas o egoísmo habita em nós, assim como outros sentimentos negativos, como tratar mal uma pessoa, uma individualização, que gera outros sentimentos, como ciúme, sentimento de vingança, e outros maus sentimentos, o egoísmo de certas pessoas é observado por Deus, não devemos ser egoístas, devemos ser mais coletivos, tenho aprendido isso, ou seja, eu já tinha aprendido isso na minha época de Marinha do Brasil, a ser mais coletivo, e ter responsabilidade com o coletivo, por exemplo, aprendi na Marinha do Brasil que, em um Pelotão, se alguém erra, todos sofrem. E no curso que eu estou fazendo as professoras ensinam a interagir, ensinam a turma a ter união, e eu gosto da minha turma do curso, tive sorte em encontrar pessoas legais, pois as professoras incentivam a comunicação de uns com os outros, incentivam a união, a trocar e-mails, telefones, em fim, interagir um com o outro, eu aprendi isso na Marinha do Brasil, e estou vivendo isso no curso que estou fazendo, onde esta nascendo novas amizades na minha vida, já na Igreja que eu frequento é diferente, não sei se é um defeito, sei que é diferente, é um ambiente diferente, interagir com as pessoas é importante, na Igreja que eu frequento algumas vezes onde fui assistir o cine gospel, também percebo um ambiente diferente e até mesmo mais agradável, isso que eu estou vivendo no curso de técnico de contabilidade que estou fazendo, em que as professoras ensinam aos alunos interagirem, deve ser feito este trabalho em toda parte, pelo menos é o que eu penso... O egoísmo habita no ser humano, assim como outros sentimentos que são negativos, e estes sentimentos negativos devem ser trabalhados em cada um de nós, nos ensinos de Jesus aprendemos a trabalhar estes sentimentos negativos, pelo menos eu tenho aprendido. E sei que me tornei uma pessoa melhor depois que eu comecei a aplicar na minha vida os ensinos de Jesus, os ensinos de Jeová... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário