sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Existem certas questões que são de pura ignorância de religiosos. Num passado não muito distante, podemos observar a ignorância dos religiosos da época, que diziam ser mestres, doutores, conhecedores da Palavra de Deus,e combateram o Filho de Deus, e combatiam os profetas, até chegarem ao ponto de assassinarem Jesus na cruz, e descrevendo um pouco mais da história, podemos observar vários fatos da ignorância de religiosos que dizem ser mestres, doutores, conhecedores da palavra de Deus, tivemos Também, chamada de Santo Ofício, essa instituição era formada pelos tribunais da Igreja Católica que perseguiam, julgavam e puniam pessoas acusadas de se desviar de suas normas de conduta. Ela teve duas versões: a medieval, nos séculos XIII e XIV, e a feroz Inquisição moderna, concentrada em Portugal e Espanha, que durou do século XV ao XIX. Tudo começou em 1231, quando o papa Gregório IX - preocupado com o crescimento de seitas religiosas - criou um órgão especial para investigar os suspeitos de heresia. "Qualquer um que professasse práticas diferentes daquelas reconhecidas como cristãs era considerado herege", afirma o historiador Rogério Luiz de Souza, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atuando na Itália, na França, na Alemanha e em Portugal, a Inquisição medieval tinha penas mais brandas - a mais comum era a excomunhão -, embora a tortura já fosse autorizada pelo papa para arrancar confissões desde 1252. Já sua segunda encarnação surgiu com toda força na Espanha de 1478.
Dessa vez, o alvo principal eram os judeus e os cristãos-novos, como eram chamados os recém-convertidos ao Catolicismo, acusados de continuarem praticando o Judaísmo secretamente. "A justificativa desse retorno da Inquisição era a necessidade de fiscalizar a fidelidade desses conversos", diz outro historiador, Nachman Falbel, da Universidade de São Paulo (USP). A verdade é que esses grupos já formavam uma poderosa burguesia urbana que atrapalhava os interesses da nobreza e do alto clero. O apoio dos reis logo aumentou o poder do Santo Ofício, que, para piorar, passou a considerar como heresia qualquer ofensa "à fé e aos costumes". Por exemplo, quem usasse toalhas limpas no começo do sábado ou não comesse carne de porco era acusado de Judaísmo. A lista de perseguidos também foi ampliada para incluir protestantes e iluministas, homossexuais e bígamos.
E a ignorância de religiosos já causou muitos males para a sociedade no decorrer da história, e até hoje isto ocorre, a ignorância religiosa, a ignorância de religiosos que verdadeiramente não conhecem a Palavra de Deus, e muitos se dizem doutores, mestres, professores, eclesiásticos e etc.
Mas sei que existem alguns que são bons, mas são poucos, os Santos...

E no decorrer da história da civilização podemos observar que muita ignorância já foi cometida e até nos dias de hoje estão sendo cometidas em várias nações no mundo, homicídios em massa, e outras ignorâncias... Parece que até hoje o homem ainda não aprendeu o modo de viver que agrada a Deus, o modo que Deus quer que o homem viva, o modo que a civilização deva viver, alguns poucos homens entendem, na história observamos que alguns homens entenderam e hoje também podemos observar que alguns entenderam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário